top of page

Memórias de Fogo e Dor

  • jornalivrosliterar
  • 11 de dez. de 2015
  • 3 min de leitura


Você com certeza não leu nada parecido. O livro-reportagem “Memórias de Fogo e Dor” conta a história de uma tragédia ocorrida há 40 anos em Taquaruçu do Sul, uma pequena cidade do norte do Rio Grande do Sul. O livro foi escrito pelas acadêmicas Alessandra Francieli Weiler, Luciane Volpatto Rodrigues, Rubia Steffens, Tatiane Dos Santos Pacheco e Tatiane Milani, no Trabalho de Conclusão de curso II, do curso de Jornalismo da UFSM/FW.


Os orientadores do trabalho foram os professores Cláudia Herte De Morais e Reges Schwaab.E claro que as alunas tiveram objetivos que as levaram para o a produção do material e escolha do conteúdo, quer saber quais são? Pois, vou lhe contar! Inicialmente pretenderam resgatar a história do incêndio por meio de depoimentos e documentos e assim também, aprofundar a narrativa jornalística por meio da reportagem. Além disso, por meio do trabalho buscaram a compreensão e ainda, trabalhar os impactos (positivos e negativos) causados no atual município onde ocorreu o incêndio.


Além desses, outros objetivos foram exercitar os conhecimentos adquiridos durante o curso de jornalismo, voltados à reportagem e a partir de tudo isso, desenvolver um produto diferenciado, criativo e pertinente à história da região. Outro detalhe pensado para o trabalho foidesenvolver um produto acessível, com áudio-descrição das imagens do livro e no formato de um livro falado para aumentar o público que teria acesso ao material final.


Mas, o que será que motivou as acadêmicas a se motivarem pelo tema? Segundo elas, a reconstrução do acontecimento por meio de relatos de pessoas que vivenciaram de perto a tragédia. Isso tudo, por elas acreditarem que a explosão da fábrica de óleos vegetais é relevante e de interesse público e além do mais, permite o acesso ao material por meio de três plataformas midiáticas.


O assunto é destinado a toda comunidade local e regional, pessoas com deficiência visual por possui audiodescrição e também, PDF acessível. O livro é destinado para pessoas não alfabetizadas, para pessoas com deficiência visual e interessados no formato em áudio, pois as acadêmicas planejaram e fizeram um livro falado, para alcançar o maior número de pessoas. E o mais interessante de tudo, é que não há registros sobre o acontecimento na região e esse livro-reportagem é um relato da tragédia, com entrevistas de pessoas que vivenciaram o ocorrido.


Antes de tudo escolheram o produto e também, a temática. Em seguida, dividiram as funções e estabeleceram um cronograma. Além disso, uma parte muito importante em todo processo foi a apuração de informações sobre o caso, assim como a procura pelas fontes. Só isso? Não! Tem muito mais. Ainda precisaram se preocupar com a linguagem, estrutura do livro e diagramação, para também, fazerem a revisão do conteúdo e produzirem o livro falado.


E assim como tudo na vida, certamente várias barreiras foram vencidas ao longo dos meses de produção do livro-reportagem. Segundo as acadêmicas, a reconstituição do acontecimento, e a maneira de lidar com as histórias fortes contadas foram algumas dificuldades encontradas. As fontes são importantíssimas para qualquer notícia, ainda mais para recontar a história em um livro e aí, também foram encontradas barreiras, como uma fonte que não aceitou realizar entrevista por trauma e outras que não foram encontradas.


Aí você se pergunta: foram muitas fontes entrevistadas? Sim, foram mais de 30 entrevistas realizadas para o livro-reportagem “Memórias de Fogo e Dor”. Para você que gosta de reportagem, jornalismo e literatura, o livro é uma boa pedida! Quer mais informações? As acadêmicas disponibilizaram o lead do livro-reportagem, confira a seguir:


O que? Incêndio da fábrica de Óleos Vegetais Taquarussu S/A;

Onde? Taquaruçu do Sul - RS;

Quando? Dia 27 de janeiro de 1975;

Como? Vazamento de solvente.

Porque? O solvente é altamente explosivo;

Quem? Sete mortos e cinco feridos.


Ficou curioso para ler e conhecer mais sobre essa história? Fique atento, pois as acadêmicas pretendem lançar o livro-reportagem em breve.


♡ Abraços dos Blogueiros ♡

 
 
 

Comments


Em Destaque
Tags
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

©JornaLivros Literários

bottom of page