top of page

11 de setembro + livros-reportagem = TCC

  • jornalivrosliterar
  • 10 de dez. de 2015
  • 2 min de leitura

Olá galerinha!


Hoje vamos contar sobre o debate que fizemos na última aula da disciplina Literatura e Jornalismo. Bem, como vocês sabem, o foco dessa matéria são os livros reportagem, livros escritos por jornalistas. Para tanto, o professor convidou três alunas do curso de Jornalismo que tiveram seus TCC’s defendidos no primeiro semestre de 2015. Não foi por acaso essa escolha, essas colegas analisaram livros-reportagem. E aqui vamos falar de um deles.


O TCC em que nos debruçamos fazendo perguntas foi o da Rubia Steffens, intitulado “O caso 11 de Setembro: uma análise comparativa entre os livros-reportagem Plano De Ataque e O Vulto Das Torres”. O trabalho aborda o atentado de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, por meio do olhar dos dois livros-reportagem analisados.


Na imagem há um computador na sala da disciplina de Literatura e Jornalismo. No computador se lê "O CASO 11 DE SETEMBRO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS LIVROS-REPORTAGEM "PLANO DE ATAQUE" E "O VULTO DAS TORRES"". Aos fundos é possível ver a autora do TCC, Rúbia Steffens.


De acordo com a Rúbia, o seu TCC objetivou fazer uma análise comparativa dos dois livros, para poder encontrar semelhanças e diferenças de conteúdo, enfoque e também o tratamento das informações. Dessa forma, em seu artigo, ela expõe de que forma se dão as narrativas acerca dos atentados em 11 de setembro de 2001. Assim, ela aproveita para falar um pouco sobre o surgimento do jornalismo literário e do livro-reportagem.


Por quê ela escolheu analisar esses dois livros? Isso se deve por causa da sua paixão por acontecimentos impactantes como esse, que marcaram a história da humanidade para sempre! Ah, ela lembrou que sua paixão pela leitura e por livros reportagem ajudou muito para essa escolha, já que antes mesmo de iniciar no curso de Jornalismo se dedicava a leituras de livros desse gênero. Juntando eles à sua curiosidade com desastres, foi fácil decidir que escreveria sobre o 11 de setembro.


Na leitura dos livros ela também percebeu que, apesar do uso da literatura nas narrativas, a característica jornalística esteve mais em destaque. Sobre isso, ela acredita ser normal se tratando de um fato como esse, nunca visto antes. Já sobre as diferenças entre os relatos do dia 11 de setembro nos livros analisados, ela diz que, apesar de “O Plano de Ataque” dar mais enfoque aos voos e ao dia 11 em si e “O Vulto das Torres” prezar por trazer o contexto histórico desse acontecimento, um complementa o outro com as suas informações.


Sobre entender esse episódio histórico, ela diz que, sem dúvidas, a utilização da literatura foi o que deixou mais interessante esse seu debruçar sobre o 11 de setembro. As características literárias, dos dois livros, construíram uma narrativa agradável e tornaram possível ao leitor o entendimento dos fatos, que fizeram com que esse dia ficasse marcado na nossa existência.


Caso você queira saber mais sobre a análise desses dois livros e sobre o 11 de setembro, fica aqui o convite para ler o TCC da Rúbia Steffens. Vale a leitura!!! E para ajudar você no entendimento dessa análise, produzimos um pequeno vídeo sobre o tema, que você pode assistir clicando aqui.


♡ Abraços dos Blogueiros ♡

 
 
 

Commentaires


Em Destaque
Tags
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

©JornaLivros Literários

bottom of page